SOBRE
Maria Camargo é escritora e autora de cinema e televisão. Formada em cinema pela PUC-Rio, é criadora das séries Rota 66, Assédio e Dois Irmãos, as duas últimas finalistas do Prêmio APCA de Dramaturgia em 2017 e 2018, respectivamente. Em 2019, escreveu, com Bárbara Paz, o longa-metragem Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Veneza e pré-candidato brasileiro ao Oscar.
Trabalhou para produtoras como O2 Filmes, Gullane, Mixer e Tv Zero, e em parceria com diretores como Marcelo Gomes, Sérgio Machado, Luiz Fernando Carvalho, Philippe Barcinski e Roberto Berliner. Adaptou para o audiovisual obras de Clarice Lispector, Milton Hatoum, Ana Maria Gonçalves, Adriana Lisboa, Caco Barcellos e Fernanda Torres, entre outros.
É co-roteirista dos longa-metragens Nise, O Coração da Loucura (2016) e Rio do Desejo (de Sergio Machado, estreia em março de 2023); e ainda supervisora de dramaturgia das séries Flordelis: Questiona ou Adora (Globoplay, 2022) e Fim, de Fernanda Torres, a partir de seu livro homônimo (estreia prevista para 2023).
Em anos anteriores, na Tv Globo, foi autora de Correio Feminino e de episódios das séries Ilha de Ferro, Linha Direta e Por toda a minha vida – com o especial Mamonas Assassinas foi finalista do Emmy Internacional, em 2009. Foi também colaboradora das telenovelas Lado a Lado, vencedora do Emmy Internacional 2013; Babilônia e Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Autora do livro infanto-juvenil O medo e o mar, publicado pela Companhia das Letras, é também roteirista de sua adaptação para o cinema. Com o projeto, foi selecionada para o prestigiado Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos, em Madrid. Publicou ainda Dois Irmãos: Roteiro da série e Preciosas Coisas Vãs Fundamentais, em parceria com a artista plástica Iole de Freitas.
Também escreveu e dirigiu os curta-metragens premiados Se meu pai fosse de pedra e O coração às vezes para de bater.
Consultora do Projeto Paradiso e dos Laboratórios SESC de Roteiros para Cinema/ Novas Histórias, foi professora na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e ministrou, ao longo de mais de uma década, cursos de linguagem cinematográfica e roteiro, especialmente sobre as relações entre cinema e literatura em diversos programas e mostras, em vários estados do Brasil.